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Foto do escritorVitor Kawa

Uma pergunta para você que é dono de academia: quais são as bases da gestão de academia? Pode ser que você tenha dificuldades em responder a esta pergunta, mesmo sendo gestor da academia ou estúdio de personal há muito tempo. E não importa se é um estúdio de pilates, uma academia de natação, uma academia de funcional ou um estúdio de bike... nós vimos que as bases são as mesmas.


E quais são elas? Tudo começa com a sua liderança. As pessoas não estão falando sobre liderança, mas a verdade é que tudo começa nela.

Sabe por que?

Pensa... de que adianta ter uma campanha de vendas, se você não conseguir, com a sua liderança, fazer com que a equipe abrace a campanha? Se os professores não evoluem sozinhos na qualidade de atendimento, como você vai um dia alcançar a excelência no atendimento? Se você não decidir profissionalizar a gestão da empresa, como os departamentos ficarão profissionais?

Tudo vai envolver pessoas. E sem desenvolver sua liderança, você não desenvolve pessoas.


E, com a liderança, você consegue desenvolver e aplicar métodos.

Ou seja, você vai determinar como os processos devem funcionar?

Quando você pensa em uma empresa com excelente atendimento, como você descreve esse excelente atendimento?

Costumo perguntar isso nos treinamentos de atendimento e os gestores de academia dão exemplos como: - eu fui em um lugar fazer uma compras e, quando volte, 1 ano depois, eles me chamaram pelo nome. - é impressionante, pois todos lá olham nos olhos, me cumprimentam, sorriem, estão bem vestidos. E, se eu tenho uma dúvida, eles sempre explicam muito bem e me perguntam se está tudo bem com o resto.

Ou seja, essas empresas não chegaram nesse PADRÃO, por acaso. Elas definiram como queriam os processos para os colaboradores SEGUIREM o PADRÃO.

Com sua liderança forte, você consegue desenvolver e, principalmente, aplicar os métodos com sua equipe.


E, dando base para tudo isso, está a estrutura. É preciso investir em estrutura constantemente. O consumidor está cada vez mais exigente e, por mais que tenha um método de excelência, eles vão querer que a arquitetura, o marketing e a comunicação, a sistematização das informações também sejam de excelência.

As bases da gestão de academia
Gestão de Academia

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É incrível... toda vez que questionamos o professor sobre o atendimento dele, o que ele diz? "Não tenho ouvido nenhuma reclamação".

Eu te digo, professor, a medida do quanto você é excelente no seu atendimento não é o quanto você não escuta reclamações. Na verdade, quero até te falar o contrário. Quanto mais excelente você for, maior é a chance de até aparecerem algumas reclamações que não apareciam antes.

Coisas como:

- esse professor me corrige demais. - eu nem quero falar tanto com esse professor, mas ele sempre vem falar comigo.

- esse professor explica demais as coisas, eu só vim aqui para treinar.

Sabe... se a reclamação aparece mais de uma vez e persiste em aparecer, pode ser um sinal, sim, de que você precisa mudar seu comportamento. Mas às vezes, só é sinal de que sempre vai ter alguém chato para te criticar. Então, não se baseie na ausência de reclamações. Para alcançar a excelência, você passa por elas.


Quer mais uma prova de que a ausência de reclamações não é a sua medida de excelência? Qual é a melhor forma de você não ter reclamações? Se escondendo. Pare e pense em um vendedor em uma loja de roupas. Qual a melhor forma de ninguém reclamar do atendimento dele? Se ele ficar entre as roupas, sempre arrumando alguma roupa, sempre dobrando alguma roupa, ninguém vai reclamar. Porque sempre será outra pessoa que está lá na frente que vai atender as pessoas e todo mundo vai entender que esse vendedor está focado no trabalho.

Perceba. Ele está focado, mas está focando na coisa errada.


Na gestão da academia, é muito importante que os líderes constantemente cuidem para que os professores sejam avaliados corretamente.


Tem professor que fica andando pela sala. De fato, ele não fica de papinho como muitos, não. Mas, nem por isso, ele está alcançando a excelência. Pode ser que ele esteja simplesmente se escondendo.


Qual a medida da excelência? O quanto você vive a excelência. Quando você acredita corretamente nos princípios de um atendimento de excelência e você vive de acordo com esses princípios é que a excelência é alcançada.

Nós não esperamos que, com esse artigo, você passe a ser excelente, nós esperamos apenas que você não se direcione mais pela pergunta "o que estou fazendo de errado?" ou "tem alguém reclamando de mim?", mas pela pergunta "o que eu posso fazer melhor", "o que eu tenho de bom dentro de mim que eu posso viver mais intensamente?"


E você, que é coordenador ou o dono da academia, não só precisa ser um exemplo nisso, mas constantemente devem lembrar seus professores sobre o que é necessário para alcançar a excelência.


Se você gostou ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário.

Atendimento do Professor - Personal
Professor - Personal

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Foto do escritorVitor Kawa

Eu sei que você quer saber isso também!


Toda hora tem dono de academia perguntando isso para nós, mas queremos falar de outra coisa que talvez você não esteja dando tanta importância. Você precisa de estratégias diferentes de marketing digital para cada etapa da JORNADA DO CONSUMIDOR. Como assim? Por exemplo, você precisa atrair seu público enquanto eles nem estão pensando em fazer academia, que é a fase da atenção. Por exemplo, talvez, seu público esteja procurando "nutricionista em São José dos Campos", e pode encontrar um anúncio seu no Google. Diferente de um Whatsapp falando dos seus diferenciais, que já é interessante quando o possível cliente já te visitou e está na fase da ação. O que você faz em cada uma dessas fases?

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