Para você administrar bem a academia, é importante que você tome algumas decisões importantes.
O primeiro é você saber se você é academia low cost ou academia premium. Sem isso, você acaba sendo uma coisa, querendo ser outra. Defina e tenha muito claro qual caminho quer seguir.
Quantas vezes, nós ouvimos:
- tive uma ideia! Vou ser uma academia low cost, mas vou ter muitos serviços e uma ótima qualidade de atendimento
- a Black Friday está aí. O meu serviço é o mais exclusivo da cidade, mas vou dar 50% de desconto para conseguir mais alunos.
São coisas que não combinam! Ou você dá desconto ou você tem excelência no atendimento. Os 2 juntos, não dá.
Assim, você vai saber se é interessante para você, ter um coordenador que cuide seu time de professores.
E por que é importante ter um coordenador?
Se você já é gestor de academia, você já sabe que não adianta falar as coisas uma única vez. Ou seja, se você quer implantar uma ação de marketing, por exemplo, você vai ter que ter alguns contatos com sua equipe para que consiga planejar, executar e acompanhar a ação.
Então, imagina fazer tudo isso, enquanto você também tem que pagar as contas, tem que estudar, tem que pensar no negócio, tem que analisar os números, tem que tomar decisões...
Para todas as bases da gestão de academia funcionarem muito bem, você precisa delegar essa função de coordenação.
Outra coisa muito importante... vejo muitas pessoas querendo alcançar a excelência no atendimento, mas não querendo pagar o preço para isso.
Ou seja, o gestor fala que quer alcançar a excelência, mas quando lideramos as mudanças com o gestor, ele simplesmente diz: mas as coisas já estão indo bem. Não temos problema...
Não tem problemas?
Primeiro, que não sei o que um gestor quer dizer quando diz que não tem problemas...
Eu acredito que, quanto mais avançamos, mais problemas e problemas mais complexos temos para resolver.
Segundo, que essa nunca deve ser a referência! Meu objetivo não é parar de ter problemas e, sim, conseguir resolvê-los cada vez melhor!
O coordenador vai te ajudar a conseguir realizar isso.
Seguem algumas funções do coordenador de atendimento da academia: - avaliação do atendimento
- acompanhamento da frequência semanal
- motivação dos clientes faltantes
- estudo
- ajuda no desenvolvimento de novas modalidades
- ajuda no desenvolvimento de eventos